Oi, oi gente! Eu Caruline decidi fazer um especial mundo dos animais dos nossos biomas, e decidi claro, iniciar com o meu querido, lindo e desprotegido infelizmente, cerrado.
Vou iniciar falando do nosso recém famoso Lobo-guará que agora está estampado na nossa nota de R$200,00 reais, que inclusive só vi uma vez 😂 um animal enorme de lindo, tive o prazer de ver um desses na natureza, mesmo que rápido, fiquei assustada com o tamanho desse carinha, experiência muito legal, principalmente no local aonde vi, que é um local muito desfragmentado pela agricultura, mais ao vê-lo pude sentir o cerrado resistindo, mas chega de conversa vamos conhecer mais sobre esse lindão ou lindona.
O lobo-guará Chrysocyon brachyurus, grande lobo do cerrado é um canídeo Sul-americano possuindo uma concentração mais frequente nas áreas do cerrado, e pampa, sendo fácil de encontrar principalmente em áreas abertas cortados por cursos d´água e matas de galeria. O indivíduo pode pesar em média até 30 kg, e ter um comprimento médio de 150,4 cm, e altura média de 90 cm. O lobo-guará é um animal oportunista e onívoro, podendo se alimentar desde vertebrados, peixes, gramíneas e alguns animais maiores e frutas como a conhecida lobeira Solanum lycocarpum, fruta-de-lobo ou guarambá, que não tem o nome por acaso, é um fruto muito consumido pelos lobos-guará, inclusive as fezes deste animal normalmente é rica em sementes desse fruto, tornando então o lobo-guará um dispersor de sementes desta planta.
Descrição
Os lobos-guará são animais monogâmicos. A fêmea tem um período de 65 dias de gestação, podendo gerar em média 3 filhotes, que nascem todos com uma pelagem mais escura. No período de cuidados com os filhotes a fêmea se mantém na toca, e é alimentada pelo macho. Na natureza vivem por cerca de 15 anos.
Apesar de serem animais grandes, são animais praticamente inofensivos é tímido, que preferem se manter longe das populações humanas, mantendo uma rotina mais ativa nos fins de tarde e pela noite.
Apesar de ser um animal popular, e ter uma ampla distribuição, o lobo-guará está inserido na categoria de animal vulnerável pelo livro da fauna ameaçada de extinção, que alerta que este animal pode correr risco de extinção. Já imaginou que decepção para nós humanos viver em um mundo sem o lobo-guará?
Mais porque o lobo-guará pode ser condenado a extinção?
Não é novidade mais pra ninguém que nossos biomas e principalmente o cerrado vem perdendo seus espaços para atividades e expansão agrícola, essas atividades ameaça à manutenção das biodiversidades, isso não é diferente para o lobo-guará, um local que substitui vegetação nativa que antes servia de casa para o lobo-guará por plantações agrícolas, deixam de ser usadas de casa ou acesso ao lobo-guará. Outros fatores que também prejudica o segmento equilibrado nas populações de lobo-guará é a contaminação biológica de espécies exóticas invasoras que pode acarretar em problemas desde a perda de fluxo gênico entre as populações, e menos disponibilidade de alimentos. A Fatores também considerável que torna o animal vulnerável, são os atropelamentos, pois áreas que esse animal interage são cercados por rodovias. A caça também sendo mais uma circunstância, visto que seu habitat pode fazer divisas com fazendas, pode tornar o lobo-guará não bem-vindo nestes locais, podendo causar prejuízos, principalmente para criadores de galinhas.
Espero que vocês tenham conhecido um pouco desse animal lindo, e entendido sobre as ameaças que cerca este animal, vamos trabalhar e se conscientizar para que este animal não entre em lista de extinção. Já imaginou que decepção seria perder um animal tão majestoso como este? Eu não quero nem imaginar.
Comentários
Postar um comentário