Sensores
Os sensores remotos são equipamentos adaptados capazes de nos disponibilizar imagens, podendo essas imagens serem capturadas no meio terrestre, ar, e fora da órbita do nosso planeta, nos dando uma visão que somente com a ajuda da tecnologia, os olhos humanos podem ter contato.
Figura 1: Exemplos onde os sensores podem contribuir
Os sensores obtêm imagens através da energia refletida ou emitida por alvos/elementos da superfície terrestre. As imagens são geradas graças a um conjunto de lentes, espelho ou antena deste equipamento, constituído por um detector, que nos disponibiliza em forma de registro as informações obtidas. Os sensores podem variar de acordo com a sua fabricação, e sua fonte de energia/radiação.
A fonte de energia/radiação é indispensável para a obtenção de dados, essa energia é a responsável por refletir em comprimentos de ondas visíveis absorvida e reemitida em comprimentos de ondas termais.
Existem dois tipos de sensores que são classificados de acordo com a fonte de energia/radiação, são os sensores ativos e ativos. Os sensores passivos são aqueles que obtêm suas informações por luz natural, o sol, sendo indispensável a luz do sol para obtenção de informação. Os sensores ativos são aqueles que trabalham por ondas infravermelhas, que são capazes de capturar informação sem necessariamente necessitar da luz do sol, sendo capazes de processar imagens à noite, somente com a energia emitida pela terra, chamadas de ondas infravermelho termal. Estes equipamentos são compostos por uma fonte de energia própria que é capaz de emitir ondas de radiação que é direcionada ao alvo que é detectada e medida pelo sensor, o interessante deste sensor é que ele não necessita da luz do sol para obter informação, sendo capaz de nos retornar com dados independente de condições climáticas, ou luz. Exemplos de dados desses dispositivos são, as imagens de radares, sensor de luz etc…
Figura 2: Exemplo de sensor ativo e sensor passivo
Nos sensores existe uma classificação em seu funcionamento nomeado varredura e de não varredura. O sistema de não varredura, registram radiação refletida de uma área desejada, que nos fornece dados do determinado local num mesmo instante, que pode ser em imagem ou não imagem, de forma gráfica ou numérica.
Figura 3:Exemplo funcionamento sensores não-varredura
Os sensores de varredura, é constituído por uma aquisição de imagens sequenciais elementares do terreno ou do elemento de resolução (pixel).
Exemplo funcionamento de sensores de varredura
Em relação ao tipo de produto os sensores são classificados em fotográficos e não-fotográficos, que neste caso incluem os imageadores e não imageadores.
De acordo com Ferreira, em sensoriamento remoto é importante distinção entre imagens e fotografias. As imagens são informações obtidas por registros fotográficos, estas imagens podem ser observadas por formatos digitais que são subdividida em pixels, onde estes pixels são representados em valores numéricos, permitindo que o meio digital organize essas informações numerais em seu determinado brilho, permitindo assim que o olho humano identifique a imagem.
As fotografias são imagens que são obtidas através de gravações usando filmes fotográficos, onde contém informações de ondas de comprimento que variam entre 0,3μm até 0,9μm. ,
Os sensores determinam um detalhe da informação, esse detalhe é o registro de seus dados que normalmente encontram-se muito distante, podendo nos fornecer informações insuficientes ou sem muitos detalhes.
Satélites
Os satélites construídos pelos homens são equipamentos fabricados com propósito de orbitar sobre a terra para fornecer informações do nosso planeta, mas não necessariamente seja só para orbitar em nosso planeta ou disponibilizar informação da terra, este equipamento também pode nos beneficiar com outras informações situadas no nosso sistema solar, experimentos científicos, sensoriamento remoto e outros.
Landsat
Landsat é um sensor que foi desenvolvido e no final da década de 60 para a observação de recursos naturais da terra, sendo o primeiro satélite que começou operar em 1972, atualmente o LANDSAT-5 é o único que encontrar-se em operação, após atualizações, levando junto o sensor ™ que vem contribuindo para o mapeamento da superfície terrestre.
CBERS
CBERS (China-Brasil Earth Resources Satellite – SatéliteSino-Brasileiro de Recursos Terrestres) é um programa excelente, que nos dias atuais não encontra-se ativo, tem uma proposta ótima e única, este programa possui satélites equipados com sensores, que eram capazes de nos fornecer resoluções espaciais em menos de 5 dias, estes sensores possuem características temporais e espaciais necessárias ao monitoramento ambiental.
Comentários
Postar um comentário